Posso-lhes afirmar que sou totalmente diferente do que eu pensei que seria quando tivesse 18 anos, não sei explicar com outras palavras, mas eu não imaginava estar onde eu estou e da forma que estou. 18 anos sempre foi uma idade marcante na minha cabeça, eu via as garotas mais velhas e pensava, "nossa, 18 anos"! E cá estou eu completando meus 18 aninhos, são poucos anos, mas acho que consigo dizer algumas coisas que aprendi (admito que metade eu aprendi neste ano só), tentei resumir o mais importante.
1. Tenha paciência mas também não pare no tempo. Sou uma daquelas pessoas apressadas, que gosta das coisas imediatas, maldito espírito adolescente do século 21. A verdade é que nenhum extremo é bom, encontre seu equilíbrio e ficará bem mais tranquila a vida, sem precisar tomar todas as decisões da vida em uma só noite.
2. Siga teu instinto! O instinto te diz as coisas, ele claramente fala o que você deve ou não fazer. Muitas vezes deixamos nosso emocional tomar conta e nos prendemos em coisas nas quais não valem a pena, então se teu instinto te diz vai, vá! Se dizer não, não insista.
3. O que salva a gente é a futilidade (Cazuza). Sabe aquelas pequenas coisas que fazemos como jogar um papo fora com amigos? Comer brigadeiro assistindo filme? Ou até trocar uma palavra carinhosa com alguém? São essas pequenas "futilidades" que nos fazem felizes. Quando eu comecei a deixar essas coisinhas de lado pensando que era bobeira ou muito "todos fazem", eu percebi o quanto isso tem importância e influencia totalmente na nossa felicidade! Na próxima vez que você estiver fazendo alguma coisa do gênero, pare e analise quão legal são esses momentos, tire um segundo para se sentir agradecido. Você se sentirá bem mais realizado em tudo na vida.
4. Fale! Sempre fui dessas que não deixam as coisas pra depois, desde cedo tenho uma urgência para falar tudo, por medo de algo acontecer e me arrepender de não ter falado ou agido, e não me arrependo, já falei muita besteira desnecessária, mas pelo menos falei, com joelhos tremendo e mãos suadas, segui meu instinto e joguei na mesa o que eu achei importante dizer.
5. Quase não tenho arrependimentos. Me arrependo mais por aquilo que não fiz do que as besteiras que posso já ter cometido. Ok, ok, uma ou duas coisas eu agradeço por não ter feito, mas no geral tudo passa e acaba virando história para dar risada.
6. Daqui 1 ano você já terá esquecido os seus problemas atuais. Só digo uma coisa: Amém! O tempo passa muito rápido e as coisas mudam, nem sempre é bom, mas quando se trata de problemas é ótimo. O que parece ser um problema agora, ano que vem você nem lembra mais. Por isso quando eu começo a ficar ansiosa por pequenas coisas como apresentar um trabalho, eu relembro disso e fico mais tranquila!
7. Seus planos sempre mudam. A vida sempre toma diferentes rumos, a pessoa que você achou que seria com 18 anos não é nada como você é (pelo menos no meu caso). Você deixa de dar importância para coisas irrelevantes (como aparência, ou quem é mais "popular") e valoriza coisas mais reais, gestos e momentos que você compartilha com pessoas que gosta. Você muda a cada semana, seus gostos e preferências, é sempre uma surpresa.
8. Saia da sua zona de conforto! Coisas que você disse que nunca faria, você tenta e descobre que adora! Como filha de professora eu sempre dizia: "nunca vou ser professora". E olha o que aconteceu, virei professora com 16 anos e simplesmente adorei. Não imaginava que fosse algo tão divertido, claro que tem seus contras, vários, mas é um trabalho bem satisfatório! Hoje não sou mais, mas isso é prova de que a vida te surpreende, e você deve tentar as coisas, sair da sua zona de conforto. Ninguém tem sucesso se não sair do seu habitual, e o melhor é descobrir uma paixão que você nunca imaginaria ter!
9. A infância não dura pra sempre, as responsabilidades acabam chegando. E mesmo que você queira evitar, quando você vê já tem conta pra pagar e horário pra cumprir. E ver pessoas da tua idade casando ou tendo filhos (esse é o maior susto), enquanto você nem sabe se vai comer brigadeiro branco ou preto.
10. Todo mundo quebra a cara. Fato.
11. Não tem coisa mais dolorida que a morte.
12. Confiança em si é (quase) tudo. Amor próprio também. Não estou falando de algo orgulhoso ou arrogante, mas se tem algo na vida que eu aprendi é que no final só teremos nós mesmos. Seu melhor amigo é você mesmo. A ÚNICA pessoa que vai estar até o fim com você é você. Soa meio tosco, eu sei, mas é a pura verdade, precisamos acreditar em nossas capacidades mais do que qualquer pessoa, sendo assim as pessoas automaticamente vão acreditar, e caso não acreditem, você terá confiança suficiente para seguir e não ligar.
13. Família e amigos são as coisas mais importantes. Nunca coloque outras pessoas acima daqueles que realmente estarão ali quando você precisar. Sem mais.
14. Depressão não tem idade, ou qualquer outro problema psicológico. Depressão com 17 anos de idade? Eu nunca imaginaria que isso ocorreria comigo, pelo menos tão cedo. Ninguém foge dessas coisas, parece que em algum ponto todos tem seus surtos ou desentendimentos com a vida. Mantenha-se firme e busque ajuda, além de conversar com pessoas em quem confia.
15. Ter sentimentos não é fraqueza. Sempre me chamavam de "durona", acho que criei desde pequena uma barreira muito forte contra pessoas que queriam me ferir (parte pelo bullying e parte por ser um criança tímida). Por um lado eu adorava isso, ser alguém difícil de atingir, mas em uma hora ou outra tudo desabou e sofri com tudo que passei na vida, de uma só vez. Não é fácil, então eu não recomendo você guardar e criar barreiras. Viva no presente, sinta a tristeza se alguém te magoar. Não acumule coisas ruins, e chore se for preciso! Ter sentimentos só quer dizer que você é humana.
16. Defenda-se, defenda aquilo que você acredita! Eu sempre fui pacífica, e ainda sou, gosto disso. Mas tudo tem limite, incluindo esse negócio de aceitar tudo, não permita que alguém te diga que está errado, caso seja algo que você acredite. Defenda o que você gosta e o porquê, não deixe os outros te dizerem que é errado agir ou pensar de certa forma, afinal ninguém tem a verdade absoluta, todos estamos nessa pequena "jornada" juntos.
17. Tomar suas próprias decisões, coisa difícil mas necessária. Já fui daqueles que se arrependem de tudo que faz. Por isso me acostumei em deixar os outros escolherem as coisas por mim, isso é muito ruim, te torna dependente, coisa que infelizmente traz muita decepção. Nem todos estarão ali quando você precisa, portanto praticar tomar decisões sozinha é muito importante.
18. A vida é o presente mais valioso que você pode receber. "Você nasce sem pedir e morre sem querer, então aproveite o intervalo." 18 é só o começo, tem muita coisa para aprender! :)